Fies 2017: Mudanças no Fies 2018, Fies 2018 - Sisutec 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14.544 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Confira as mudanças no Fies 2018

O Fundo de Financiamento Estudantil, popularmente conhecido como Fies, é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo financiar cursos de graduação em instituições particulares de ensino avaliadas positivamente pelo ministério para candidatos que se enquadrem em alguns de seus pré-requisitos.

Podem participar dos processos seletivos do Fies, até então, candidatos que tiverem renda mensal familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos e que tenha feito alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com nota mínima de 450 pontos na média das provas e não tenha zerado a reação. Porém, para 2018, foram promovidas algumas mudanças básicas que você pode entender agora.

Renda familiar Fies 2017 x renda familiar Fies 2018

A primeira principal mudança do Fundo de Financiamento Estudantil é em relação a renda que os candidatos devem ter para poderem se candidatar. Até 2017, a regra era ter renda mensal salarial de três salários mínimos.

Fies

Fies. Imagem:diuvlgação

Para o próximo ano, ele passa a ser de três a cinco salários mínimos dependendo da modalidade em que o interessado se encaixa, ou seja, em uma das três maneiras de poder obter um financiamento via Fies.

Tipos de contrato Fies 2017 x tipos de contrato Fies 2018

Até este ano, o tipo de contrato do Fies era considerado único: candidatos precisavam ter uma renda mensal de até certo valor, participar de alguma edição do Enem e eles já estavam aptos a se inscreverem. A partir de 2018, o financiamento contará com três modalidades, são elas:

– Fies 1: ele ofertará cerca de 100 mil vagas por ano com juros zero para aqueles que tiverem renda per capita mensal familiar de três salários mínimos.

– Fies 2: nessa modalidade, a renda per capita mensal familiar exigida é de até cinco salários mínimos e o juros do financiamento é de 3%. Neste caso, as 150 mil vaga do Fies 2 serão distribuídas para a região Norte, Nordeste e Centro-Oeste;

– Fies 3: nesta última, a exigência de renda per capital mensal familiar também é de até cinco salário mínimos, mas não foca apenas em uma região. Aqui serão de 60 a 80 mil vagas ofertadas.

Valor das parcelas Fies 2017 x valor das parcelas Fies 2018

Até então, o valor das parcelas era variável e dependia do contrato e da fase de amortização, sendo que não existia nenhum tipo de comprometimento de acordo com a renda. Agora, as parcelas necessariamente precisam ser, no máximo, 10% da renda mensal comprovada do candidato.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 Inscrições

Carência Fies 2017 x Carência Fies 2018

O Fundo de Financiamento Estudantil previa que o estudante, ao se formar no curso escolhido, teria cerca de 18 meses de carência para então começar a pagar o financiamento (além, claro, dos juros que estavam sendo pagos durante a graduação). Em 2018, a carência passa a acabar assim que o candidato conseguir um emprego formar após o final do curso.

Fies 2018. Imagem:divulgação

Juros Fies 2017 x Juros Fies 2018

Os juros do financiamento do Fies era de 6,5% ao ano para todos os candidatos. Com a questão das modalidades, ele sofre uma alteração: zero para os que se encaixarem no Fies 1 e até 3% mais variação monetária para o Fies 2. No caso do Fies 3, ainda não foi decidido o valor dos juros.

Acesse e saiba mais informações: Vagas remanescentes do Sisutec 2017!

Valor financiado Fies 2017 x Valor Fies 2018

Todos aqueles que cursaram com o financiamento do Fies até agora tinha uma informação semestral sobre o valor do mesmo, o que, muitas vezes, pode não ser uma boa estratégia em relação a dívida criada. Para as mudanças de 2018, o candidato sempre terá ciência do valor integral do financiamento para toda a graduação – dando uma segurança maior para o mesmo saber todo o valor de sua dívida.

Fies 2018

Fies 2018. Imagem:divulgação

Cursos prioritários Fies 2017 x Cursos prioritários Fies 2018

Até o momento, o Fies dava prioridade para cursos considerados concorridos e mais caros como medicinas, as engenharias e cursos de licenciatura. Com as novas regras, não foram informadas prioridades para os cursos, o que poderá garantir uma melhor distribuição nas áreas de interesse dos candidatos.

Limite de mensalidade Fies 2017 x Limite de mensalidade Fies 2018

O limite de mensalidade do Fies 2017 era de R$ 5 mil reais, porém, essa modalidade foi excluída das regras e não existirão mais valores máximos. Isso ajudará os candidatos a serem incentivados c cursarem aquilo o que eles querem por interesse na área e paixão, e não apenas porque está disponível através do Fundo de Financiamento Estudantil.

Vale lembrar que, agora para 2017 e valendo as regras antigas, o Fies está com as inscrições abertas. Entre os dias 25 de julho e 28 de julho, os interessados podem se inscrever através do site http://fiesselecao.mec.gov.br para uma das 75 mil vagas ofertadas. O resultado da seleção será divulgado através do portal no dia 31 de julho de 2017.