Cursos gratuitos Senai 2017 Rio de Janeiro - Sisutec
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6.777 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Cursos gratuitos Senai 2017 Rio de Janeiro

O setor industrial brasileiro sempre precisou de trabalhadores capacitados para o mercado de trabalho, e no Rio de Janeiro isso não é diferente. O SENAI da cidade do Rio de Janeiro oferece cursos gratuitos, de acordo com a renda e a escolaridade do candidato, e as inscrições podem ser feitas durante todo o ano, dependendo do curso escolhido pelo interessado. Conheça a seguir mais sobre o SENAI, os principais cursos oferecidos e também saiba como se candidatar.

Os Cursos profissionalizantes SENAI 2017

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ou SENAI, oferece diversos cursos profissionalizantes, em várias áreas de conhecimento, como mecânica, eletrônica, elétrica, química, telecomunicações, entre outros.

Os alunos que concluírem todo o curso recebem o diploma de técnico referente a área de atuação escolhida, como por exemplo técnico em informática. Os cursos mais concorridos são Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica e Técnico Têxtil. Todos os cursos são gratuitos, mas o material didático, como apostilas e livros, são pagos pelo estudante, através de uma taxa que deverá ser paga todo semestre, informada no momento da matrícula.

Cursos profissionalizantes SENAI

Cursos profissionalizantes SENAI. Imagem:divulgação

Para participar, é preciso ser selecionado pelo programa, e isso acontece através da inscrição para algum dos cursos gratuitos SENAI 2017. O aluno selecionado deve ter ao menos 14 anos completos antes de iniciar os estudos.

Para as vagas noturnas, o candidato à aprovação deve ter concluído o ensino médio. Já para os horários da manhã e tarde integrais, é necessário a conclusão do primeiro ano do ensino médio. Alunos do ensino supletivo que queiram se candidatar, é necessário que já tenham feito ao menos 50% do curso.

Acesse e saiba mais informações: ProUni Consulta de Vagas – Confira as vagas que estão sendo ofertadas em todo o Brasil

Conheça mais sobre o SENAI e os principais cursos

O SENAI foi criado em janeiro de 1942, pelo então presidente da república Getúlio Vargas, e tem como objetivo oferecer cursos que ajudar a preencher as dificuldades do setor industrial brasileiro. Com isso, o SENAI se torna um dos programas mais antigos em funcionamento do país, além de um dos mais importantes para capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

Cursos profissionalizantes SENAI

Cursos profissionalizantes SENAI. Imagem:divulgação

Até hoje o SENAI já foi responsável por profissionalizar 60 milhões de brasileiros, e conta com 520 unidades fixas e 540 unidades moveis de ensino, distribuídas em 2,7 mil cidades do país.

Ao longo dos anos, os cursos do SENAI se tornaram uma das principais formas de profissionalizar jovens e prepara-los para o mercado de trabalho. Conheça a seguir um pouco dos cursos mais procurados pelos candidatos.

Os cursos Senai

Planejamento de projetos, instalações e montagens do setor eletrônico, além de executar serviços de manutenção em eletroeletrônica, telecomunicação e automação industrial são as atividades que o curso Técnico em Eletrônica do SENAI oferece aos alunos que escolherem essa área para se especializar.

Cursos profissionalizantes SENAI

Cursos profissionalizantes SENAI. Imagem:divulgação

O curso Técnico em Eletrotécnica do SENAI oferece a capacitação profissional para atuar em empresas de serviços de geração, transmissão e distribuição de energia, além de industrias de maquinas, equipamentos e componentes elétricos. Outras possibilidades são a atuação em comercio destinado ao setor elétrico ou ainda profissional liberal.

Acesse e saiba mais informações: Cursos gratuitos Senai 2017 Belo Horizonte MG

Como se inscrever e quem pode participar

Se você se interessa por uma vaga em algum curso, saiba que existem alguns requisitos para participar, como ter concluído o ensino médio ou 50% do curso supletivo para vagas noturnas, e ter concluído ao menos o primeiro ano do ensino médio para as vagas da manhã e também a tarde. Condições financeiras também serão avaliadas.

Para garantir uma vaga nos cursos SENAI do Rio de Janeiro, o interessado deve comparecer a uma das unidades do programa, espalhadas por todo o estado, como as unidades de Teresópolis, Barra Mansa e Jacarepaguá, portando os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Conclusão ou comprovante de matricula do ensino médio;
  • Comprovante de residência.