Dúvidas frequentes do Sisutec - Sisutec 2016
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Dúvidas frequentes do Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, que está sob gerência do Ministério da Educação (MEC).

Ele funciona por meio da participação de instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica que oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja as principais dúvidas que as pessoas têm sobre o programa.

Como funciona o Sisutec?

A inscrição é feita uma única vez. Ao fazer sua inscrição, o concorrente deve indicar, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec.

pronatec-sisutec

Sisutec 2016. Imagem:divulgação

Ele também precisa definir se espera concorrer às vagas para alunos que tenham feito o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas sendo bolsista integral; ou às vagas destinadas para pretos, pardos e indígenas estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

Quem pode se inscrever no Sisutec 1/2016

Podem se inscrever no Sisutec os alunos que participaram do Enem 2015 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. Há instituições que pedem notas mínimas para inscrição em determinados cursos.

Sisutec vagas (Foto: Divulgação)

Sisutec vagas (Foto: Divulgação)

Para casos assim, na hora da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema enviará uma mensagem.

Como fazer a inscrição

A inscrição pode ser realizada somente pela internet e deverá ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem 2015. Se o aluno não se lembrar do seu número de inscrição ou de sua senha, deverá recuperá-la no site do Enem.

Documentos necessários para fazer a inscrição no Sisutec

Confira a lista de documentos exigidos no ato de inscrição do Sisutec: número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2015 e documentos exigidos para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação.

Veja quais cursos estão disponíveis no Sisutec (Foto: Divulgação)

Sisutec (Foto: Divulgação)

 Resultado do Sisutec?

O resultado do Sisutec ficará público para consulta no boletim do candidato e nas instituições participantes.

Como devo fazer a matrícula caso seja aprovado pelo Sisutec?

O aluno aprovado deverá verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e processos para matrícula.

1 Comentário

  1. Daniele disse:

    Gostaria de saber quando abre a vaga para o Sisutec, pois acessando a internet não encontro mais essa informação. Grata !

Comente (será moderado)