Enem 2017 - Página do participante - Sisutec
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (56.346 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Enem 2017 – Página do participante

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, como os exames das edições passadas, envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual. A divulgação do edital e as inscrições para o Enem 2017 devem acontecer do dia 08 de maio a 19 de maio.

Todo o processo de cadastro no exame é feito pela internet, como também o acesso à página do participante em que o candidato verifica todas as suas informações sobre o exame.

Inscrições do Enem para 2017

As inscrições enem 2017 são feitas exclusivamente pelo site oficial no link. O primeiro passo é acessar o endereço eletrônico e cadastrar o número do CPF, a data de nascimento e escolher a imagem correta para confirmar o processo.

enem-2017

Inscrições do Enem para 2017. Imagem:divulgação

Na tela seguinte algumas informações já aparecerão preenchidas, graças aos dados da Receita Federal resgatados com o número do seu CPF.

Passo a passo para inscrição do Enem 2017

É preciso ter em mãos o RG e o comprovante de residência para preencher o restante dos dados. No final do cadastro, é solicitado o número de contato, um telefone fixo ou celular e um endereço de e-mail válido.

Depois, é preciso criar uma senha que será utilizada para acesso ao sistema do Enem e para inscrição no Sisu e no Prouni. Ao final do processo, o aluno precisa imprimir a taxa de inscrição e efetuar o pagamento no valor de R$ 82,00.

Acesse e saiba mais informações: Requisitos Sisutec 2017

Quem pode se inscrever no Enem 2017

Qualquer pessoa pode fazer o Enem, mas somente os candidatos que estudam em escolas da rede pública, declaradas no Censo Escolar da Educação Básica, e que estão no último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa. Os que não estiverem nesta situação devem realizar a declaração de carência no momento da inscrição.

inscricoes-do-enem-para-2017

Inscrições do Enem para 2017. Imagem:divulgação

Enem 2017 página do participante

Antes, os candidatos recebiam em suas residências o Cartão de Confirmação que traz, entre outras informações, o local de prova do Enem.

Agora, o cartão não é mais enviado pelos Correios e os candidatos devem acessá-lo diretamente no site do Enem, sendo que não há necessidade de imprimi-lo e levá-lo no dia da prova. O acesso às informações é feito com a senha que o candidato escolhe que permite entrar na página do participante.

Acesse e saiba mais informações: Cronograma SISUTEC 2017

Datas das provas do Enem

As provas da edição do Enem 2016 aconteceram em novembro. Em dois dias foram realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagem e Código; Matemática e suas Tecnologias e Redação. Esse calendário deve ser respeitado para a edição de 2017 e as inscrições para o Enem do próximo ano devem começar no início de maio.

A prova de redação do Enem 2017

Geralmente, os textos cobrados na redação do Enem estão entre nos seguintes estilos: narração, dissertação e descrição. Contudo, isso não significa que modelos como carta, poesia ou mesmo crônica caiam na prova. Por isso, o candidato deve estudar todos os tipos de textos e, no momento da escrita, respeitar as normas gramaticais e textuais, escrevendo corretamente as palavras e a acentuação.

inscricoes-do-enem-para-2017

Inscrições do Enem para 2017. Imagem:divulgação

O tema da redação, normalmente, é escolhido em meio a assuntos que são abordados no nosso cotidiano. Acontecimentos políticos, sociais, ambientais e culturais do Brasil e do mundo podem ser assuntos das provas. Alguns são mais prováveis, devido a sua grande repercussão política ou por fazerem parte das discussões feitas pela sociedade.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 Inscrições

Provas do Enem 2017

Como em edições passadas, a prova do Enem envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual. O exame usa competências e habilidades com questões feitas por nível de dificuldade, do mais fácil ao mais difícil. Ele é composto por quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio, além disso, possui uma prova de redação que vale muito na nota final.

Devido a grande quantidade de conteúdo é preciso estudar antecipadamente para o exame. É interessante o estudante se organizar e fazer um esquema de estudo das matérias que mais aparecem no Enem.