FIES 2017 - Inscrições, vagas e cursos - Sisutec 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (97.689 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

FIES 2017 – Inscrições, vagas e cursos

O FIES é uma das portas de entrada no ensino superior privado que vem beneficiando milhares de jovens todos os anos. A sua sigla significa Financiamento Estudantil Privado e, tendo como base o nome, você não ganha uma bolsa de estudos, mas financia as parcelas do curso para pagar apenas depois de já estar formado.

Muitos estudantes recorrem ao FIES após não conseguirem uma bolsa, visto que o financiamento possui diversas vantagens e está aberto para contratações nas principais épocas do ano. a seguir, conheça mais sobre o FIES e como fazer parte.

O que é FIES

O FIES é um Fundo de Financiamento Estudantil com o objetivo de conceder financiamentos a estudantes matriculados em um curso superior em uma instituição privada, desde que o curso seja presencial e o estudante em questão tenha adquirido uma boa nota no ENEM ou no vestibular.

fies-2017

Fies 2017. Imagem:divulgação

Ainda que o FIES abranja uma categoria muito ampla, há algumas restrições sobre quem não pode se inscrever. Por exemplo, não podem se inscrever estudantes que não tenham sido pré-selecionados no processo do MEC, cuja matrícula esteja em situação de trancamento geral, que já tenha sido beneficiado pelo FIES anteriormente ou que seja beneficiário de uma bolsa do PROUNI.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 Inscrições

Como se inscrever para o FIES

A inscrição no FIES é feita apenas pela internet, diretamente no SisFIES – Sistema Informatizado do FIES. A primeira parte da inscrição é acessar o sistema e informar todos os seus dados, além de um endereço de e-mail válido e uma senha. Ao finalizar a inserção das informações, o estudante irá receber no e-mail informado uma mensagem para validar o seu cadastro. Ao validar o cadastro, entrará no FIES Seleção para informar os dados pessoais, do curso e da instituição desejada.

inscrições fies 2017

Inscrições Fies 2017. Imagem:divulgação

Depois é preciso acessar o SisFIES novamente e efetivar a inscrição, em até 5 dias corridos após a divulgação dos pré-selecionados. Essas informações deverão ser validadas pessoalmente pelo estudante na CPSA da universidade. Por fim, o estudante e o seu fiador, caso seja necessário, deverão ir até um agente financeiro para formalizar a contratação.

Como funciona o FIES

O modo de funcionamento do FIES é bem simples. Após contratar o financiamento, você só começará a pagar o valor das mensalidades com os juros após 18 meses que tiver concluído o curso. Esse é um tempo extra que é dado para que o recém-formado possa se estabilizar no mercado de trabalho e ter como arcar com as parcelas do financiamento.

fies 2017

Fies 2017. Imagem:divulgação

Durante o curso, o estudante arcará só com uma taxa no valor de R$150,00 a cada três meses, referente a manutenção do financiamento. O FIES possui uma taxa efetiva de juros no valor de 6,5% ao ano. Além disso, a cada 6 meses é preciso renovar o contrato.

Acesse e saiba mais informações: Prouni 2017 – Bolsas, Vagas e Inscrições 2017

Requisitos para inscrição Fies 2017

Para poder se inscrever o estudante deve ter realizado o ENEM a partir de 2010. Essa regra passou a valor no primeiro semestre do ano passado: agora a seleção dos estudantes aptos para o financiamento é feita com base nos resultados obtidos no exame, juntamente com as outras normas estabelecidas pelo MEC.

enem

Enem e Fies 2017. Imagem:divulgação

Essas normas englobam o fato de que o estudante não pode tirar zero na redação e que a média obtida deve ser igual ou maior que 450 pontos. Fora isso, o estudante precisa ter uma conta em banco, um fiador (em alguns casos) e renda compatível com o financiamento.

Acesse e saiba mais informações: Veja qual programa vai te beneficiar através do ENEM

Cursos do FIES

O FIES é um financiamento que abrange a grande maioria dos cursos reconhecidos pelo MEC. Através do FIES são financiados os cursos de graduação presenciais cujo conceito no SINAES é igual ou maior a 3. Além disso, o curso desejado deve ser oferecido em uma instituição participante do FIES.

cursos fies

Cursos Fies 2017. Imagem:divulgação

No entanto, existem alguns cursos que ainda não possuem avaliação do SINAES, mas são autorizados ao financiamento. Esses também podem participar do FIES. Aproveite essa chance e se inscreva no FIES 2017 com a sua nota do ENEM que em breve será lançada.

Para mais informações acesse o portal SisFIES do MEC, no endereço: sisfiesportal.mec.gov.br. Lá você tira todas as suas dúvidas, se inscreve e ainda conhece um pouco mais sobre o financiamento do MEC para os estudantes brasileiros.

Segunda Chamada Fies 2017

Pode se inscrever no segundo processo seletivo do Fies 2017 os estudantes que participaram de algumas das edições do Enem a partir de 2010 e obtiveram a nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.

Segunda Chamada Fies 2017

Segunda Chamada Fies 2017. Imagem:divulgação

As inscrições segunda chamada Fies 2017 vão de 25/07 a 28/07. Dia 31/07 sai o resultado da pré-seleção na chamada unica e lista de espera Fies 2017. De 01/08 a 07/08 conclusão da inscrição no SisFies pelos candidatos pré-selecionados na chamada única.

Lista de Espera Segunda Chamada Fies 2017

Entre os dias 01/08 a 03/09 os estudantes participantes da lista de espera do Fies 2017 que forem pré-selecionados deverão concluir sua inscrição no SisFies no prazo de cinco dias uteis, a contar da divulgação da sua pré-seleção no Fies Seleção.