Inscrições Sisutec 2017, Inscrições Sisutec 2018 - Sisutec
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9.867 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Inscrições Sisutec 2017

Você certamente já ouviu falar em Sisutec, mas não sabe o que é? O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é uma iniciativa constituída pelo Governo Federal e consiste em um sistema informatizado, que fica sob gerência do Ministério da Educação (MEC).

Por meio do programa Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica trazem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para atender a quem faz o Exame Nacional do Ensino MédioEnem.

Inscrições Sisutec: Como Funciona o Sisutec 2017?

O Sisutec é um processo seletivo em que as pessoas se inscrevem. O inscrito indica, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas sisutec pelas instituições participantes do Sisutec, além de definir o tipo de vaga.

fundaplub-rede-social-academica-668x313

Sisutec 2017. Imagem:(Divulgação).

Após execução da prova, serão considerados aprovados aqueles classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. O Sisutec é composto por duas chamadas sucessivas.

Inscrições Sisutec 2017: Formas de seleção do Sisutec 2017

Os candidatos do programa Sisutec são escolhidos a partir de seu desempenho na seleção. A nota obtida pelo candidato determina sua aprovação ou não.

Caso sua nota possibilite sua aprovação nas duas opções de vaga que ele escolheu, o candidato vai ser selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 Inscrições

Inscrições Sisutec 2017: Metodologia do Sisutec

O Sisutec chama duas vezes ao ano e mais uma lista de espera para vagas de cursos técnicos que são oferecidos por instituições de ensino públicas e privadas.

Durante a inscrição o aluno pode optar por dois cursos. Se chamado na primeira opção não terá chance na segunda. Caso não tenha conseguido vaga no primeiro curso, terá chances na segunda opção.

Sisutec inscrições

Sisutec inscrições. Imagem:divulgação

Hoje são mais de 930 instituições que participam do programa com cerca de 80 mil vagas em cursos técnicos em diversas entidades de ensino espalhadas pelo Brasil.

São montadas turmas nas mais diferentes, áreas do mercado: meio ambiente, administração, hotelaria e turismo, gastronomia, comunicação, saúde, moda, tecnologia, eletrônica, estética, entre outros.

As vagas são prioritariamente para alunos que tenham feito o Ensino Médio em escolas públicas ou quando a própria instituição ofereceu bolsa integral para a conclusão dos três anos. Há também cotas, na hora da inscrição o indivíduo preenche sua ficha de acordo com suas necessidades.

Inscrições Sisutec 2017: Cursos oferecidos pelo Sisutec

O programa oferece uma gama de cursos onde o interessado pode optar por até dois cursos diferentes. A duração média é de dois anos cada. Quem tiver interesse pode analisar quais das opções mais lhe agrada e pensar na inscrição.

Sisutec inscrições

Sisutec inscrições. Imagem:divulgação

É possível optar por: Técnico em Eletrônica; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Mecânicas; Técnico em Informática; Técnico em Informática para Internet; Técnico em Manutenção e Suporte de Informática; Técnico em Rede de Computadores; Técnico em Computação Gráfica; Técnico em Programação de Jogos Digitais; Técnico em Desenho ou Construção Civil; Técnico em Edificações; Técnico em Enfermagem; Técnico em Radiologia; Técnico em Gerência de Saúde; Técnico em Cuidados de Idosos; Técnico em Farmácia; Técnico em Análises Clínicas; Técnico em Nutrição; Técnico em Química; Técnico em Massoterapia; Técnico em Estética; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Logística e Técnico em Meio Ambiente.

Inscrições Sisutec 2017: Vagas do Sisutec em 2017

Para 2017 a pretensão é ofertar cerca de 300 mil vagas durante o ano entre 600 instituições espalhadas pelo país, com destaque para SESC, SESI, SENAC e SENAI.

Acesse e saiba mais informações: Vagas remanescentes do Sisutec 2017!

Inscrições Sisutec 2017: Requisitos para participar do Sisutec

O programa de vagas e destinado preferencialmente para quem for fazer o Enem, além claro, dos outros pré-requisitos.

Só pode fazer inscrições que fez acima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, não ter zerado a redação, ter cursado o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral na escola privada. Metade das vagas é reservadas para estudantes com renda mensal de até 1,5 salários mínimos no mês.

Inscrições Sisutec 2017

O cronograma do processo seletivo do sisutec para ainda não está disponível. Porém, os candidatos precisam ficar atentos para efetuar a inscrição assim que ela for aberta.

As inscrições são gratuitas (não será cobrada nenhuma taxa a inscrição) e devem ocorrer para participação na prova do Enem, que ocorre uma vez ao ano.

Sisutec e Enem (Imagem: Divulgação)

Sisutec e Enem (Imagem: Divulgação)

Para fazer a inscrição para o Sisutec 2017 os candidatos devem entrar no site oficial do programa. Para realizar a inscrição do processo seletivo do SISUTEC 2017 é preciso que os estudantes já tenham terminado e ensino médio e que participem do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou realizem a prova no ano que desejam entrar no Sisutec.

Acesse e saiba mais informações: Enem – Inscrições Enem 2017

Inscrições Sisutec 2018

Para fazer a inscrição é preciso acessar o site oficial do MEC, possuir cadastro no Sistema de Segurança Digital – pode ser feito no mesmo site – e o número e senha da inscrição do Enem do último ano, além da nota final do exame. Outros documentos necessários são a identidade, o CPF e também o endereço do candidato. A inscrição é gratuita.

Inscrições sisutec 2018

Inscrições sisutec 2018. Imagem:divulgação

Para este ano ainda não tem um cronograma, porém seguindo pelos anos anteriores, as inscrições começam em junho e julho. A primeira chamada é divulgada em julho, realizando a matrícula e começando as aulas em agosto. Quando encerra as matrículas da primeira chamada sai a lista da segunda.

Aqueles que não conseguiram vagas na segunda chamada ainda tem a opção de tentar uma vaga com remanescentes, é só acessar o site.

Sisutec benefícios do programa

No ano de 2016, o Sisutec 2017 ofertou a maior parte das suas vagas para as áreas de tecnologia da informação, saúde e indústria, sendo os cursos de técnico em segurança do trabalho, Técnico em logística e Técnico em informática os mais procurados.

O Sisutec traz para os brasileiros a democratização do acesso à educação, com abertura das portas do ensino de qualidade. É uma forma de capacitar jovens e dar mais acesso a instituições conhecidas e renomadas.

Sisutec vagas remanescentes

A Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é uma oportunidade para todos! E mesmo que você não seja chamado nas chamadas regulares, ainda pode contar com as vagas remanescentes. Mas como isso funciona? Todo o processo é feito pelo Ministério da Educação (MEC) e exigem que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Todo o processo rola duas vezes ao ano: no início do período letivo e no meio do ano, quando alguns cursos também se iniciam. As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas pelos candidatos convocados, algo que pode acontecer por diversos motivos como já estar matriculado em outro curso ou por outros motivos pessoais.

Neste ano, as vagas remanescente do Sisutec já foram preenchidas. Todo o processo aconteceu até o dia 2 de agosto, uma vez que as aulas estão previstas para começar até dia 31 de agosto dependendo do curso escolhido. Mas não se preocupe porque a próxima oportunidade virá no início de 2018.

Ao todo, foram oferecidas 83.641 vagas distribuídas em 515 municípios espalhados por todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal. Ou seja, é uma chance para moradores interessados dos mais diversos estados para fazer um curso técnico.

Sisutec inscrições 2018

As datas oficiais do Sisutec 2018 ainda não foram divulgadas, mas o Ministério da Educação deve fazer isso ainda neste ano. Todo o processo é feito pelo portal oficial da Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Os candidatos interessados devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano de 2017, tirar no mínimo 450 pontos na média da prova e não zerar  a redação.

Para se inscrever no Sisutec 2018, basta você acessar o site www.sisutec.mec.gov.br no período de inscrições indicado e ter em mãos o seu número de acesso, sendo esse o mesmo usado no Enem, e a senha de cadastro. Caso tenha esquecido a sua senha, também existe a possibilidade de fazer a recuperação da mesma.

Na hora da inscrição, o candidato deverá selecionar dois cursos em ordem de preferência, sendo que ele precisa atingir uma nota mínima para concorrer a uma vaga daquele curso em específico. Todas essas informações vão se atualizando até o fechamento do período de inscrição e, durante esse tempo, você também pode mudar as suas escolhas.

Fique atento pois os períodos disponibilizados para as inscrições costumam ser curtos e, uma vez que você deixar passar terá que esperar a abertura do processo novamente.

31 Comentários

  1. Eu preciso crescer na vida, mais não tenho como pagar

  2. Raphaela disse:

    Quando vai estar disponível às inscrições do sisutec?

  3. Eliane teixeira Da Silva disse:

    Saber mais informações sobres os cursos

  4. Recfe,02 de Junho de 2016

    Eu,josé Antonio de ARAÚJO.
    DECLARO PARA OS DEVIDOS FINS QUE FIZ O Enem 2011,2012,2014,2015.Estudei pelo Sisutec e conclui em 15 de Abril de 2015 o curso de Técnico em Gerencia de Saúde,hoje gostaria de me escrever para Cursar Tecnico em Enfermagem pois descobri que este curso está em voga.Ficarei feliz e agradecido se Deus e voces me favorecerem esta graça.

  5. RECIFE,02 junho de 2016

    EU,JOSÉ Antonio de Araujo,gostaria muito de cursar pelo Sisutec,Técnico em Enfermagem ou Técnico em Edificações.

  6. SUELEN disse:

    Boa Tarde!
    Quando vai abrir as vagas para o sisutec?

  7. Como conseguir fazer a inscrição.

  8. izabel regiane de oliveira trindade disse:

    gostaria de ter informações das vagas para administração e logística em Telêmaco Borba PR

    att:izabel

  9. Guilherme disse:

    quando abre as inscrições?

  10. roseli portela disse:

    Enfermagem

  11. simone nicoletti disse:

    Nao restei a prova do enem…vou fazer 44 anos ,e minha vontade de estudar massoterapia ou estetica e enorme,gostaria de saber se tenho chance pq estou desempregada a mais de um ano e vejo uma nova oportunidade..
    Fico no aguardo obrigada Simone

  12. quando comecar as inscricoes preciso ser informado

  13. Annanda de Lima Ferreira disse:

    Gostaria de saber, como que eu faço pra fazer a inscrição no Sisutec?
    Desde já agradeço. Boa noite

  14. Gostaria de fazer o curso tec enfanegem gratuito

  15. Lorena disse:

    Quando abre as inscrições sisutec 2016?

  16. Cintia de moura silva disse:

    Como faço minha escrição

  17. César Henrique disse:

    Quando é a previsão para fazer às inscrições para o sisutec?
    Pelo visto o governo federal não está nem um pouco preocupado né? Aff

  18. alesandra disse:

    Quando é que vai surgir as vagas de novo no sisutec?

  19. Rita de Cassia Rodrigues Souza disse:

    Tenho enorme vontade de fazer o curso de segurança do trablho,quero muito,como faço pr me escrever?

  20. Dayna Sousa de Oliveira disse:

    Qual a data prevista para o início das inscrições 2017?

  21. Marcos Daniel Pereira da Silva disse:

    Bom dia gostaria de saber como que eu faço para fazer a inscrição no Sisutec

  22. Bom dia meu nome é Marcos Daniel gostaria de saber como que eu faço para fazer a inscrição no Sisutec

  23. clauineia disse:

    quando vai abrir as inscriçao,gostaria fazer de analise clinica.em ipatinga.obrigada.

  24. AMANDA disse:

    GOSTARIA DE SABER QUANDO COMEÇA EM 2017 AS INSCRIÇÕES PARA O sisutec

  25. Tania disse:

    Posso me inscrever no sisutec 2017

  26. Caroline disse:

    Quando começa o período de inscrição para o Sisutec em 2017????

  27. Marly Borges de Almeida disse:

    Quero mem escreve como eu faço?

Comente (será moderado)