Lista de Espera SiSU 2017 – Não entrou na primeira chamada? Confira o que fazer!
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14.655 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Lista de Espera SiSU 2017 – Não entrou na primeira chamada? Confira o que fazer!

Muitos estudantes recém saídos do ensino médio apostam no SISU para ingressar na universidade. O sistema informatizado torna tudo mais intuitivo e fácil, pois em um só lugar você pode se inscrever para até dois cursos em instituições diferentes, sem precisar ficar procurando o processo seletivo de determinada universidade. Acontece que o processo de seleção do SISU leva em conta a nota obtida no ENEM para classificar os candidatos, e isso faz com que muitos não sejam convocados na chamada regular.

Quando isso acontece, a pergunta que todos possuem é o que fazer agora? Começar a estudar tudo de novo para o próximo ENEM? O que podemos dizer desde agora é para você ter calma, pois isso não significa o fim do mundo.

Primeira chamada SiSU 2017 (Chamada Regular)

O SISU – Sistema de Seleção Unificada – do MEC foi criado para facilitar a entrada dos estudantes nas instituições públicas de ensino superior que usam a nota do ENEM como forma de ingresso. Acontece que o programa possui apenas uma chamada regular e a maioria dos candidatos leva isso como a sua única chance, mas não é bem assim.

Primeira chamada SiSU 2017

Primeira chamada SiSU 2017. Imagem:divulgação

Após a chamada regular, constituída dos candidatos que ganharam a vaga e podem ir fazer a matrícula, ainda há sim muita chance. Isso porque nem todos os candidatos convocados efetuam de fato a matrícula, seja por que perderam o comunicado, se atrasaram ou simplesmente desistiram. Todos os anos as universidades comunicam que sobraram um tanto X de vagas e isso quer dizer que ainda há chance.

SiSU Lista de Espera 2017

Se você não foi convocado na chamada regular, ainda pode participar da lista de espera. Lembra das vagas mencionadas anteriormente que ficaram sobrando das matrículas? Então, elas serão oferecidas novamente a todos os candidatos que manifestarem interesse em participar da lista de espera do curso.

A partir desse momento, no entanto, tudo passa a ser diretamente com a instituição e não mais com o SISU. A universidade libera a lista de espera, o edital com as instruções para a chamada oral e, posteriormente, a lista final com os candidatos selecionados. Por isso, ainda que você não tenha sido convocado na 1º chamada regular do SISU, continue atento no site para se inscrever na lista de espera.

Acesse e saiba mais informações: Notas de Corte Biologia SISU 2017

ProUni 2017

O ProUni é mais uma opção para aqueles candidatos que não foram selecionados no SISU, mais especificamente na primeira chamada. As inscrições para o programa abrem logo na semana seguinte ao término das inscrições do SISU e o sistema é muito parecido, a diferença é que no ProUni você pode conseguir uma bolsa integral ou parcial em uma instituição privada.

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Nesse programa você também pode se inscrever em duas opções de curso e ainda participar da lista de espera se, por má sorte, não for convocado. Além da nota do ENEM, é preciso ter a renda compatível com a bolsa que deseja obter.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Sisutec 2017

Inscrições para participar da lista de espera Sisu

Os candidatos que buscam uma vaga no Sisu tem o prazo para realizar a inscrição sisu de 05/06 a 19/06 para participar da lista de espera Sisu 2017. A matrícula da chamada regular vai de 09/06 a 13/06 e a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data 26/06. Fique ligado e faça sua inscrição agora mesmo!

Fies 2017

O Fies é o Financiamento Estudantil feito para quem não deseja conseguir uma bolsa, mas sim pagar todas as mensalidades do curso depois de já estar formado. A nota do ENEM também é levada em conta, assim como a renda do candidato e demais fatores. Diferente dos demais programas, no Fies o candidato fica pagando o valor de R$150 a cada três meses, referente aos juros, e após 18 meses que se formar, começa a pagar as mensalidades do curso.