MedioTec: O Novo Pronatec? - Sisutec
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18.767 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

MedioTec: O Novo Pronatec?

O MedioTec é o mais novo programa disponibilizado pelo Governo Federal que busca aumentar o número de vagas do Ensino Técnico combinado com as disciplinas básicas do Ensino Médio. Ele tem o intuito de oferecer uma forma diferenciada de estudo e possibilitar o aluno de sair da escola já preparado para o mercado de trabalho.

Em comunicado, o Governo oficializou o repasse para o investimento através do Pronatec para que faculdades, instituições particulares e sistema de ensino S (SENAI, SESC, SESI, SENAC, SENAR, SESCOOP e SEST) façam parte do programa, que visa oferecer, neste ano, até 82 mil bolsas de ensino técnico para quem estiver matriculado em uma escola pública.

MedioTec

MedioTec. Imagem:divulgação

O MedioTec não só permitirá conciliar o Ensino Médio com o Técnico, como também já é parte da nova reforma do ensino brasileiro, proposto pelo governo atual. A partir da nova modalidade, o aluno passará mais horas estudando e poderá fazer disciplinas interligadas a área em que ele deseja seguir carreira. Segundo a proposta, isso aumentará a qualidade dos estudantes e será um diferencial para o futuro.

Acesse e saiba mais informações: Mediotec 2017: Cursos, vagas e inscrições

Como vai funcionar o MedioTec 2017?

As informações disponibilizadas até agora pelo Governo Federal são de que o MedioTec 2017 oferecerá neste ano cerca de 10 vezes mais vagas do que o próprio Pronatec ofereceu até no ano passado, oferecendo mais possibilidades para aqueles que têm interesse em fazer um curso técnico.

MedioTec

MedioTec. Imagem:divulgação

Isso significa que o aluno que estiver matriculado no Ensino Médio, fará, ao mesmo tempo, o Técnico e se formará em duas modalidades diferentes, aumentando sua experiência em áreas necessárias, assim como as chances de garantir um emprego.

Os cursos regulares como é conhecido hoje o Ensino Médio chegará a dobrar de carga horária para que o estudante possa frequentar os dois cursos ao mesmo tempo. A questão de horário e carga será flexibilizada pelo próprio aluno, que terá mais autonomia em seus estudos.

MedioTec 2017 x Pronatec

O Pronatec também atua como uma medida do Governo Federal de incentivo a cursos técnicos, mas não é implementado com o Ensino Médio, ou seja, o estudante acaba conciliando as aulas da maneira que consegue o que, muitas vezes, deixa de ser um incentivo. Com o MedioTec, isso tudo deve ser conciliado.

MedioTec

MedioTec e Pronatec. Imagem:divulgação

O MedioTec propõe que o próprio aluno tenha o poder de decidir as aulas que gostaria de frequentar, tornando o ensino mais dinâmico e especializado e de acordo com a carreira que o estudante deseja seguir no futuro. Entre os ramos de conhecimento disponíveis estão linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

A medida deve buscar oferecer uma melhor formação para os estudantes do Ensino Médio, dando um melhor preparo para a realidade do mercado de trabalho e despertando mais interesse por ramos específicos de conhecimento, não tendo que aprender apenas áreas tão abrangentes.

Acesse e saiba mais informações: Vagas remanescentes do Sisutec 2017!

Cursos e vagas MedioTec 2017

São várias as áreas de ensino técnico disponibilizadas pelo MedioTec. Entre as possibilidades estão a de Controle e Processos Industriais, Infraestrutura, Produção Cultural, Produção Alimentícia, Design, Ambiente, Saúde e outros. Vale lembrar que a oferta de cursos oferecidos tentará estrar de acordo com as demandas do mercado de trabalho e também da renda de cada região em que for implementado.

MedioTec

MedioTec. Imagem:divulgação

Em relação às vagas, tudo ficará nas mãos das secretarias de cada estado, ficando por conta dela disponibilizar a quantidade necessária para diversos períodos e cursos. Apesar de MedioTec estar programado para começar em julho de 2017, já existem turmas atuando desde março.

O programa MedioTec é a chance de garantir uma melhor formação e sair da escola pronto para trabalhar. Não perca as próximas informações oficias divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).