Mediotec - Sisutec
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (56.777 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Mediotec

O Mediotec é um novo programa do governo federal criado para agir como um braço direito do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O principal objetivo do Mediotec é oferecer mais oportunidades aos alunos do ensino médio e a possibilidade deles realizarem um curso técnico em conjunto com o ensino básico, para que assim possam conseguir um emprego melhor ao terminarem os estudos.

Sendo assim, os alunos poderão realizar as aulas do ensino médio e, em seguida, as do curso técnico escolhido, de forma integral, para que a formação seja mais completa. Para que isso possa ser realizado o governo também pretende mudar a carga horária escolar de um turno parcial para um turno integral todos os dias.

O que é Mediotec

O Mediotec é uma iniciativa com o intuito de favorecer os estudantes do ensino médio, oferecendo vagas para que eles possam realizar um curso técnico de forma integrada ao ensino básico. Inicialmente a ideia é oferecer em torno de 82 mil vagas em todo o país, dando preferência a cidades onde há maior carência escolar.

 Mediotec

Mediotec. Imagem:divulgação

O nascimento do programa também se deu com o objetivo de acelerar a reforma do ensino médio que ainda está sendo muito discutida. A formação integrada tem como objetivo possibilitar que os alunos do ensino médio terminem os estudos com um certificado duplo, que os ajudará no mercado de trabalho.

Acesse e saiba mais informações: Mediotec 2017: Cursos, vagas e inscrições

Inscrições Mediotec

Não se tem conhecimento sobre muitas informações do Mediotec, além daquelas já mencionadas pelo governo federal. Sabemos, no entanto, que haverá um grande investimento de dinheiro para ampliar as oportunidades e fazer com que os alunos tenham acesso a tudo que precisam. As 82 mil vagas mencionadas são apenas para o ano de 2017, visando um número maior nos próximos anos.

Inscrições Mediotec

Inscrições Mediotec. Imagem:divulgação

O programa é novo e ainda não possui detalhes sobre o método de inscrição e sobre quais serão as instituições parceiras a oferecerem os cursos. Mesmo com poucas informações, o governo garantiu que o programa deve começar ainda em 2017. Portanto, nos resta ficar atentos aos anúncios. Em breve deverá surgir mais detalhes sobre como se inscrever e como entrará em vigor o tempo integral nas escolas.

Cursos Mediotec

Ainda não é possível determinar quais cursos serão ofertados por meio do Mediotec, pois a grade curricular do programa ainda está em construção e o governo ainda está trabalhando para adquirir mais instituições parceiras. No entanto, com base nos cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec, já é possível ter uma noção do que está por vir.

Cursos Mediotec

Cursos Mediotec. Imagem:divulgação

Serão cursos de todos os segmentos, voltados para o comércio e para a indústria, para que o aluno possa escolher de acordo com o que deseja. Em alguns casos os cursos ofertados também podem variar de acordo com a mão-de-obra necessária da região. Devemos ressaltar desde já que somente os alunos do ensino médio poderão realizar o Mediotec, ou seja, é preciso já ter concluído o ensino fundamental para se inscrever.

Acesse e saiba mais informações: Cronograma do Sisutec 2017

Mediotec Pronatec

O Mediotec é considerado uma ação do Pronatec, pois o programa também oferece cursos técnicos mas para aqueles que já terminaram o ensino médio. Como o Pronatec oferece cursos em todo o país de acordo com a mão-de-obra, o Mediotec pode usar esses dados para facilitar na oferta de cursos de acordo com cada região.

Assim o programa poderá oferecer cursos que contribuam para o preenchimento da demanda de profissionais em todas as regiões brasileiras, aumentando o número de empregabilidade e de oportunidades. Se você ficou interessado fique atento às mídias sociais e à sua escola, a qualquer momento novos detalhes podem ser divulgados e você poderá se inscrever.