Primeira Chamada ProUni 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13.434 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Primeira Chamada ProUni 2017

O ProUni – Programa Universidade para Todos – é um programa do governo federal criado para ampliar as oportunidades de jovens brasileiros e o número de pessoas ingressas no ensino privado. Para oferecer mais oportunidades e benefícios, o programa disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em diversas instituições privadas de ensino superior.

As bolsas são para os mais variados cursos e para se candidatar o interessado deve preencher uma série de requisitos, entre eles ter realizado a última prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Se está interessado no programa, veja a seguir requisitos e meios de se inscrever.

Quem pode se inscrever no ProUni?

O ProUni é um programa dedicado para todas as pessoas que desejam ingressar no ensino superior privado. No entanto, para conseguir uma das bolsas mencionadas é preciso preencher alguns requisitos. Há alguns requisitos que são obrigatórios e outros onde o candidato deve preencher somente um.

Ter realizado o ENEM é um requisito obrigatório, assim como ter obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos e não ter zerado a redação. Se você preenche esses critérios, pode pular para a próxima etapa.

Prouni 2017

Prouni 2017. Imagem:diuvlgação

O candidato também precisa preencher um dos seguintes requisitos: ser pessoa com deficiência, ser professor da rede pública, ter concluído o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral, ou ainda ter feito parte do ensino médio em escola pública e outra parte em escola privada com bolsa integral.

Você preenche um desses requisitos? Ótimo, pode ir para a próxima etapa. Também é preciso preencher mais um requisito, dessa vez em relação à renda: se desejar obter a bolsa integral precisa ter uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa; caso o objetivo seja a bolsa parcial, a renda pode ser de até três salários mínimos.

Como participar do ProUni?

As inscrições acontecem pela internet, diretamente no portal do programa. Para participar o candidato deve acessar no período de inscrição e informar o número de inscrição e a senha do ENEM. Dentro do sistema o candidato poderá se inscrever para até duas opções de curso, por ordem de preferência. Depois é possível mudar as opções escolhidas, mas sempre ficará válida a última alteração feita.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 – Inscrições, Cursos e Vagas

Chamadas do ProUni

O ProUni possui duas chamadas regulares, onde duas listas com o nome dos candidatos são divulgadas. Caso você não seja selecionado em nenhuma das chamadas, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, mas apenas para a sua primeira opção de curso.

Prouni 2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Por meio dessa lista as universidades irão convocar os candidatos para concorrer às vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram preenchidas no momento da matrícula. A partir do momento que você manifesta interesse em participar da lista deve ficar atento no portal da universidade, pois é lá que novas informações serão divulgadas.

Acesse e saiba mais informações: MedioTec Inscrições 2017

Inscrições Segunda Chamada Prouni 2017

Ministério da Educação (MEC) divulgou inscrições abertas para bolsas. O segundo processo seletivo deve abrir as inscrições dia 06/06 e vai até 09/06. O resultado da primeira chamada do Prouni sai dia 12/06. Comprovação de informações da primeira chamada do Prouni vai de 12/06 a 19/06.

Resultado da segunda chamada do Prouni dia 26/06 a 30/06. Prazo para participação da lista de espera Prouni de 07/07 a 10/07. Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação do dia 17/07 a 18/07. Os interessados devem ficar atentos apenas nos portais de informações do MEC, pois eles irão divulgar.

Notas de Corte do ProUni

A partir do segundo dia de inscrição o sistema libera as notas de corte: as menores notas necessárias para que o candidato ingresse no curso. Elas não são totalmente confiáveis, pois a seleção leva em conta ainda os outros critérios além da nota, como a renda e o tipo de bolsa escolhida.