Primeira Chamada ProUni 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (56.555 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Primeira Chamada ProUni 2017

O ProUni, também conhecido como Programa Universidades Para Todos, é uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que se tornou um dos principais investimentos na área da educação. Ele consiste em conceder bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) para aqueles que se encaixam em seus pré-requisitos e desejam cursas uma instituição de ensino superior.

São diversos cursos de graduação ou cursos sequenciais de formação específica que podem ser estudados pelos beneficiários do ProUni. Ele funciona duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. Saiba mais sobre as datas e a primeira chamada o ProUni 2017.

Primeira Chamada ProUni 2017

A Primeira Chamada do ProUni 2017 foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 6 de fevereiro deste ano, onde um número determinado de estudantes foram classificados para receberem as bolsas em instituições particulares de ensino superior.

Dias depois, o programa selecionou aqueles que eram os próximos na lista, mas não haviam sido chamados na primeira oportunidade. Isso acontece porque algumas pessoas deixam de se matricular, liberando mais vagas.

Primeira Chamada ProUni 2017

Primeira Chamada ProUni 2017. Imagem:divulgação

Mas as duas chamadas não é a última oportunidade: existe uma lista de espera para as vagas remanescente e é sempre necessário demonstrar interesse por elas.

Quando o aluno for selecionado nas chamadas do ProUni, ele deve se dirigir até a faculdade em que conseguiu a bolsa para comprovar todos os dados fornecidos e se matricular. Lembre-se que existe um prazo determinado para isso acontecer e quem não o fizer nos dias estabelecidos, perderão a chance da bolsa.

Acesse e saiba mais informações: MedioTec Inscrições 2017

ProUni 2017

Se você não se inscreveu no ProUni no primeiro semestre, não deixe a oportunidade passar no segundo semestre. As datas oficiais para de cadastrar serão divulgadas em dias mais próximos a abertura do período de inscrição.

Podem concorrer a bolsas de estudos integrais e parciais aqueles que tiverem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior. Uma dos critérios classificatórios é que o candidato não tenha zerado a redação e nem tirado menos que 450 em toda a prova. Além disso, o interessado não pode ter estudado em nenhuma instituição de ensino superior antes.

Primeira Chamada ProUni 2017

Primeira Chamada ProUni 2017. Imagem:divulgação

O MEC também utiliza como critério o fato de que a renda mensal familiar do candidato seja de, no máximo, três salários-mínimos – e é isso que vai definir a quantidade da bolsa. Ele também deve ter cursado o Ensino Médio em uma escola pública ou escola particular com bolsa integral.

Professores da rede de ensino básico público que desejam fazer um curso de graduação voltado para o ensino e pessoas com deficiência (PCD) também podem se candidatar a bolsas de estudos fornecidas pelo ProUni e instituições de ensino particulares.

Acesse e saiba mais informações: Notas de Corte Biologia SISU 2017

Como se inscrever no ProUni

Para se inscrever no ProUni 2017, você deve acessar o portal oficial do programa e ler todas as informações disponibilizadas para que não fique nenhuma dúvida na hora de se candidatar. Depois, clique em “Fazer Inscrição” e a sua página da internet será direcionada para um novo link.

Através da nova página, você terá duas opções de seleção: “Primeiro Acesso” e “Já Sou Cadastrado”. Na primeira opção, será necessário que indique todas as suas informações, como nome, idade, endereço e outras pedidas pelo portal para que tudo fique registrado pelo ProUni e depois siga para a inscrição.

No caso dos já cadastrados, basta fazer login e se inscrever. Nos dois casos, o aluno pode optar por até dois cursos nas diversas instituições de ensino superior particular, assim como o período e a unidade com mais facilidade e de acordo com as suas necessidades. Depois é só esperar pelas chamadas. Fique ligado no site do ProUni e nos anúncios oficiais do MEC para saber tudo sobre as datas e vagas. Para mais informações ou dúvidas, basta acessar o link disponibilizado acima.