PRONATEC 2017 – Inscrições, nota de corte e vagas - Sisutec 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (94.569 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

PRONATEC 2017 – Inscrições, nota de corte e vagas

Em 2011 o Governo Federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) através da Lei número 12.513//2011 para ampliar as possibilidades de emprego para o cidadão brasileiro.

Essa formação acaba fazendo a diferença na vida dos trabalhadores, pois ajuda a conquistar melhores salários e posições dentro das empresas. Desde que foi criado já beneficiou mais de nove milhões de pessoas em diversos municípios do país.

pronatec

Pronatec. Imagem:divulgação

Diferente de muitos programas oferecidos pelo governo, para se candidatar a uma vaga do Pronatec é preciso ir até a instituição que oferece o curso para fazer a inscrição em qualquer período do ano se houver vagas. Para tanto, é necessário um comprovante de residência e renda, documentos pessoais e a declaração de conclusão ou de matrícula no ensino médio.

São mais de 600 cursos profissionalizantes e mais de 220 cursos técnicos com certificação do MEC. Para saber quais os cursos oferecidos é só acessar o site. Para o ano de 2017 o MEC prevê um aumento de vagas em pelo menos 10%.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 Inscrições

PRONATEC 2017

Se você está esperando por uma chance de ingressar no Pronatec, essa pode ser a sua chance e finalmente fazer um curso técnico e conseguir melhores oportunidades no competitivo mercado atual. Diferentemente do Fies, o aluno que ingressa em alguma instituição privada através do Pronatec, não tem custo nenhum, nem durante e nem depois do curso. Nesse caso o governo custeia todo o estudo.

pronatec 2017

Pronatec 2017. Imagem:divulgação

Ao longo do tempo, o programa foi desenvolvendo parcerias e hoje as instituições que você pode procurar para fazer seu curso são: o SENAT, o SENAI, o SENAC, o SENAR, toda a rede federal de ensino tecnológico, científico e profissional, toda rede estadual, municipal e distrital de ensino tecnológico e profissional e toda instituição de ensino privada que seja habilitada pelo MEC.

Você pode procurar pelas instituições parceiras do Pronatec na sua cidade para conhecer, se informar melhor sobre os cursos, ver a instalação, conversar com outros alunos, pesquisar como está a colocação no mercado de trabalho. São dicas que podem te ajudar a decidir e ficar mais seguro do que você quer para a sua vida profissional.

Inscrições PRONATEC 2017

Para realizar a inscrição é preciso preencher alguns requisitos. As inscrições para esse ano ainda não foram abertas, mas você pode ficar atento ao site oficial do PRONATEC para saber mais informações e não perder o prazo das inscrições.

inscrições pronatec 2017

Inscrições Pronatec 2017. Imagem:divulgação

Para se inscrever no programa, você precisa ter cursado ou estar cursando o ensino médio todo em escola pública ou na rede privada com bolsa integral, ter feito no mínimo 450 pontos no ENEM e não ter zerado a redação, além de não ter mais do que três salários mínimos por pessoa na sua família.

Vagas PRONATEC 2017

Os cursos oferecidos são muitos e divididos da seguinte forma: os cursos técnicos que duram no mínimo um ano e são destinados a quem já finalizou o ensino médio; os cursos técnicos 2, porém nesse caso, quem ainda está cursando o ensino médio pode tentar uma vaga; e a formação inicial e continuada que dura no mínimo dois meses e tem preferência todo o cidadão que recebe alguma ajuda do governo.

vagas pronatec 2017

Vagas pronatec 2017. Imagem:divulgação

Para 2017 são oferecidas vagas nos cursos de técnico em: Administração, Automação Industrial, Manutenção Automotiva, Eletrônica, Eletroeletrônica, Mecânica, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Tornearia, Multimídia, Moda, Gestão, Tecnologia da Informação, Redes de Computador e Programação, entre outros cursos. Ao todo são 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos.

Acesse e saiba mais informações: ENEM 2016 – Passo a passo para ver sua nota!

Nota de corte do PRONATEC 2017

Não há muito segredo, para o postulante a vaga ser aprovado ele precisa fazer no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não zerar a redação. Caso o aluno tenha feito uma boa pontuação no ENEM, porém não respeitou outras regras como ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral e ter uma renda família de menos de três salários mínimos por pessoa, este aluno pode perder sua vaga para outro com uma pontuação um pouco menor, mas que preenche os outros requisitos.

Fique atento nos sites que disponibilizamos aqui e não perca a oportunidade de se inscrever para algum curso do PRONATEC e aumentar suas chances de um bom salário e uma boa colocação.

4 Comentários

  1. Ilma Santos de Almeida disse:

    Por favor gostaria de saber se este ano vão dar oportunidade para pessoas que não fizeram o Enem ??

  2. Marcio Wanderson disse:

    Como eu posso fazer Pronatec e a onde faço?

  3. Nao fiz ENEM e gostaria muito de participar do programa Pronatec ou outros disponibilizados pelo governo.Como faço pra mim escrever em um curso do governo mesmo sem ter feito o ENEM

  4. Como fazer um curso tecnico mesmo sem ter feito o enem

Comente (será moderado)