Saiba Como Conseguir o Sisu 2017 - Sisutec 2016, inscrições e vagas.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (96.568 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Saiba Como Conseguir o Sisu 2017

Para quem sonha em ingressar em uma universidade federal, o SISU vem tornando as chances mais justas e a inscrição mais simples. Poupando os candidatos de diversas fases de vestibular, assim como permitindo a eles se inscrever de seus estados, sem a necessidade de viajar para o Estado em que a Universidade pretendida fica.

Este programa que surgiu em 2011, tem tornado mais acessível o sonho de um diploma de universidade pública, além de ser um sistema de seleção completamente gratuito. Para quem deseja concorrer a uma das vagas oferecidas pelo SiSU, saber como participar é essencial.

Como se Inscrever no SiSU 2017

O processo de seleção do SiSU (Sistema de Seleção Unificado) é extremamente simples, sendo que é obrigatório aos candidatos que eles tenham prestado o ENEM do ano anterior, no caso, para o SiSU 2017 é necessário estar inscrito para a prova do ENEM 2016 e obter uma nota igual ou superior a 450 pontos na parte objetiva, e nota maior que zero na redação.

sisu

Sisu. Imagem:Divulgação

Ao conseguir a nota mínima para estar apto ao SiSU, o candidato deverá aguardar a abertura das inscrições, prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2017.  Com o número de inscrição em mãos o candidato então deverá se inscrever no site www.sisu.mec.gov.br. Preenchendo seus dados pessoais, assim como escolhendo duas opções de curso.

Ao candidato, durante os dias de inscrição, é possível alterar a escolha de curso de acordo com a nota mínima de corte para aquela instituição, aumentando ainda mais as chances de ser selecionado.

Quem pode participar do SiSU 2017?

Alunos que tenham concluído o ensino médio em 2016 ou em anos anteriores são os candidatos aptos a participar do SiSU, sendo que é obrigatório para estes candidatos ter prestado o ENEM.

Vale lembrar também que uma porcentagem das vagas são reservadas a alunos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública de ensino, ou em escola particular com bolsa de 100%. Esta porcentagem se deve à lei de cotas.

SISU

SISU. Imagem:Divulgação

Além disso, não há limitação financeira para participar do SiSU, não havendo limite máximo de renda familiar para que o candidato se torne elegível. Ele, por tanto, precisa cumprir apenas os seguintes requisitos fundamentais:

  • Ter concluído o ensino médio no máximo até 2016
  • Ter prestado o Enem 2015 e obtido a nota mínima necessária.

Uma vez atendidas estas exigências, qualquer um pode participar do SiSU 2017.