Saiba quem pode se inscrever para o Sisutec 2016
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Saiba quem pode se inscrever para o Sisutec 2017

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) ofertou mais de 83 mil vagas em cursos de nível técnico gratuitos em entidades de ensino públicas e privadas no ano de 2016. Foram 937 instituições participando do programa que reúne as vagas gratuitas de todo o país e as oferece para que estudantes, principalmente, com baixa renda.

Na seleção de 2016, mais de 200 mil candidatos se inscreveram, esse número foi menor do que em 2014 com 345 mil candidatos. A expectativa agora é que para a edição de 2017, o número de inscritos supere a deste ano.

Quem pode se inscrever no Sisutec 2017

Podem se inscrever no Sisutec 2017, alunos que cursaram o ensino médio na rede pública e alunos bolsistas integrais de escolas privadas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, tiraram nota acima de 450 pontos e não zeraram a redação. A expectativa é que sejam mantidos os mesmos parâmetros para a edição do Sisutec 2017, com um aumento do número de vagas.

sisutec

Sisutec 2017. Imagem:divulgação

Em 2015, 85% das vagas do Sisutec foram destinadas para estudantes que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições privadas, com bolsa integral. Além disso, metade das vagas também foi reservada para estudantes com renda de até 1,5 salários mínimos por mês.

Como fazer a inscrição no Sisutec 2017

As inscrições para o Sisutec são feitas, exclusivamente, pela internet no link http://sisutec.mec.gov.br/.  É preciso possuir o número de inscrição e senha do Enem de 2016. Ao se inscrever no site do Sisutec, o candidato pode participar da seleção em dois cursos.

sisutec-2017

Sisutec 2017. Imagem:divulgação

Caso seja escolhido em sua primeira opção, o mesmo não será chamado na segunda. E não sendo chamado na primeira, pode ser chamado na segunda opção. Durante o período de inscrição, o candidato pode mudar suas opções de cursos escolhidos, mas terminando as inscrições, as alterações são encerradas.

As instituições adotam notas de corte para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação no momento da inscrição.

Vagas para o Sisutec 2017

Após o período de inscrição, são realizadas duas chamadas consecutivas. Também é aberta uma lista de espera com vagas remanescentes que não foram preenchidas no período normal do processo de seleção.

Em 2016, todo esse processo aconteceu nos meses de junho e julho, com o início das aulas em agosto. Contudo, em 2017 o período de inscrição pode ser diferente, por isso é importante ficar atento ao cronograma divulgado pelo Ministério da Educação.

3 Comentários

  1. Thamy Lucy Thomaz da Silva disse:

    E quem nao e bolsista da rede privada nao pode fazer o sisutec?
    E se pode e pago?.

  2. Boa tardem tenho atualmente 53 anos, posso me candidatar para alguns dos cursos técnicos, terminei o ensino médio em 1983. Nunca fiz o Enem, seria possível?, aguardo uma resposta

  3. francielle disse:

    Boa tarde eu fiz o enem de 2015, eu posso usar a nota para fazer um curso técnico esse ano??

Comente (será moderado)