SISU 2017 - Inscrições, vagas e cursos - Sisutec
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8.475.839 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

SISU 2017 – Inscrições, vagas e cursos

É a sua vez de ingressar em um curso superior gratuito e investir no seu futuro. Com o SISU você pode concorrer a vagas em instituições públicas e privadas de todo o país, nos mais diferentes cursos e modalidades.

Já faz algum tempo que o SISU tem sido o principal meio de ingresso de muitos estudantes no ensino superior gratuito, já que são poucas as instituições que não oferecem vagas no sistema informatizado criado pelo MEC. As inscrições de 2017 abriram hoje e se você deseja mudar de vida, continue conosco.

Sisu 2017

O SISU é o Sistema de Seleção Unificada criado pelo MEC com o intuito de selecionar os melhores candidatos, de acordo com a nota do ENEM, para os respectivos cursos oferecidos, respeitando as leis das cotas. Sendo assim, você pode se inscrever no sistema, durante o período de inscrição, no curso superior gratuito na universidade desejada.

sisu

Sisu 2017. Imagem:divulgação

É possível escolher uma das modalidades disponíveis: ampla concorrência, escola pública com renda livre, escola pública com renda mensal per capita de 1,5 salário mínimo e cota racial. Antes de definir a modalidade, certifique-se de você que possui todos os documentos necessários para comprovação de tal informação. No caso de falta do documento no momento da matrícula o candidato é desclassificado.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 Inscrições

Inscrições sisu 2017

As inscrições para o SISU 2017 começaram no dia 24 de janeiro e vão até o dia 27 do mesmo mês, com o resultado da primeira chamada regular previsto para sair no dia 30. Os candidatos interessados devem acessar o portal e informar o número de inscrição e a senha do Enem 2016 para prosseguir. Na página seguinte será preciso atualizar os seus dados, mais especificamente o seu número de telefone e e-mail.

A partir de então você poderá fazer a inscrição em dois cursos desejados, por ordem de preferência. Você pode efetuar a pesquisa pelo nome do curso, da instituição ou da cidade onde pretende estudar.

inscrições sisu

Inscrições Sisu 2017. Imagem:divulgação

A lista dos cursos traz ainda o turno e a quantidade de vagas disponíveis, além do campus. Depois que você selecionar o curso desejado, é a vez de escolher uma das modalidades que mencionamos anteriormente. Leia tudo com muita atenção e só escolha depois de ter certeza.

Para finalizar a inscrição, anote todos os documentos necessários para a matrícula e para a comprovação das informações. Depois, você poderá se inscrever em sua segunda opção de curso. A partir do segundo dia de inscrições os candidatos podem acessar o portal para verificar as notas de corte e mudar suas opções, caso desejam.

Vagas sisu 2017

O SISU está disponibilizando no seu primeiro processo seletivo de 2017 cerca de 238.397 vagas em cursos superiores em 131 instituições públicas. Todas as vagas de um curso são divididas entre as modalidades citadas, sendo que a maioria sempre é para ampla concorrência.

Muitos candidatos também ficam confusos na hora da inscrição, quando veem que em uma universidade a sua nota é uma, e em outra universidade a sua nota muda.

sisu

Sisu 2017. Imagem:divulgação

Isso acontece porque é de direito de cada instituição atribuir um peso para a prova do ENEM, assim você pode – ou não – ter mais chances.

Caso você não consiga ingressar no primeiro processo seletivo, não se preocupe. Na metade do ano o SISU pretende abrir as suas vagas novamente para beneficiar ainda mais jovens estudantes; ainda não há uma data prevista para a abertura desse processo seletivo, mas pelo menos você já sabe que ainda poderá ser selecionado.

Acesse e saiba mais informações: Saiba quais são os cursos disponíveis para o Sisutec

Cursos Sisu 2017

O SISU oferece vagas gratuitas em cursos de graduação e pós-graduação de todos os tipos e áreas do conhecimento. Os mais disputados são os cursos clássicos como Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia.

sisu

Cursos do Sisu 2017. Imagem:divulgação

A partir do segundo dia, após conferir a nota de corte, o candidato pode mudar os seus cursos, mas sempre lembrando que a última alteração que ficará valendo. A classificação parcial que é liberada a partir do dia 25 deve servir como base para o candidato descobrir se há chances ou não de ingressar no curso desejado.

O MEC alerta que nem sempre a nota de corte informada pode ser levada a sério, pois o SISU depende muito das inscrições dos candidatos dos dias seguintes e das notas do exame.