SISU - Cursos, Vagas e Inscrições
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (45.678 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

SISU – Cursos, Vagas e Inscrições

Entrar na universidade é o sonho de muitas pessoas, por isso hoje em dia existem vários programas educacionais que dão maiores oportunidades de ingressar no ensino superior. Um desses programas educacionais é o SISU (Sistema de Seleção Unificada) que utiliza a nota do ENEM para garantir a vaga de milhares de jovens no ensino superior.

Confira aqui tudo o que você precisa saber a respeito do SISU, como fazer a inscrição, conhecer os cursos disponíveis, vagas e muito mais. Não perca essa ótima oportunidade de realizar o sonho de fazer um excelente curso de graduação nas melhores universidades do país.

SISU 2017

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema informatizado do Ministério da Educação. O sistema é bastante simples, através dele as instituições publicas de ensino superior separam vagas para os candidatos que participaram da última edição do ENEM. As vagas só podem ser preenchidas por alunos que, além de participar do ENEM, não tenham tirado zero em nenhuma nota do ENEM, e isso inclui a nota da redação.

SISU

SISU (Imagem: Divulgação)

A primeira edição do SISU 2017 vai disponibilizar mais de 200 mil vagas em mais de 130 instituições publicas em todo o país. Veja como fazer a inscrição, datas de matricula e muito mais.

Saiba mais Informações, acesse: Sisutec 2017 – Cursos em São Paulo

Inscrições sisu 2017

As inscrições para o SISU 2017 só poderão ser feitas através da internet no site oficial do sistema. No site o aluno já consegue conferir as opções de cursos e vagas, porém, as inscrições são irão ter início a partir do dia 11 de janeiro e vão até o dia 14 de janeiro.

O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de janeiro. O período para participar da lista de espera vai do dia 18 até o dia 29 de janeiro. Lembrando que para fazer a inscrição é necessário que o candidato tenha feito a prova do ENEM em 2015 e tenha obtido uma nota superior a 0.

Saiba mais Informações, acesse: Passo a passo para se inscrever no Sisu 2017

Vagas do SISU 2017

A cada ano o número de vagas para o SISU aumenta cada vez mais. Na primeira edição de 2016 serão disponibilizadas um total de 228 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

Através do SISU milhares de jovens já conseguiram realizar o sonho de entrar nas melhores universidades do país.
Vale lembrar que ainda vai ter a segunda edição do SISU 2017 que acontece no segundo semestre, então caso você não consiga garantir sua vaga agora, terá outra chance no meio do ano.

VAGAS SISU

VAGAS SISU (Imagem: Divulgação)

Como se Inscrever no SISU?

O processo de inscrição para o SISU é bastante simples, para fazer a inscrição é preciso entrar no portal oficial do SISU que pode ser acessado através do link http://sisu.mec.gov.br/. Para acessar a parte da inscrição é necessário ter o número de inscrição e a senha do ENEM 2015. Você vai encontrar o curso desejado, escolher a modalidade e fazer a inscrição.

É possível escolher duas opções de curso, durante o período de inscrição você pode alterar essas opções. Lembrando que você deve colocar em ordem de preferencia, isso porque caso você tenha uma nota suficiente para as duas opções de curso, a que vai valer é a primeira.

Saiba mais Informações, acesse: Sisutec 2017 em Belo Horizonte MG

Como Funciona o SISU?

O candidato irá selecionar, no momento da inscrição, duas opções de curso, sempre em ordem de prioridade, além disso, o candidato deverá selecionar também o tipo de vaga, ou seja, se ele vai concorrer as vagas de ampla concorrência ou as vagas que são destinadas a lei de cotas e políticas afirmativas.

O Processo seletivo vai selecionar os candidatos para as vagas de acordo com o desempenho que o mesmo obteve no ENEM 2016. Isso significa que quanto maior a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio, maiores são suas chances de conseguir a vaga desejada.

Durante o período de inscrições é possível fazer uma consulta da nota de corte necessária para estar dentro do número de vagas que são oferecidas para o curso desejado. A nota de corte nada mais é do que a nota mínima que o aluno necessita obter no ENEM para conseguir garantir a vaga.

SISU E ENEM

SISU e ENEM (Imagem: Divulgação)

Tendo acesso a nota de corte é possível alterar os cursos durante o período de inscrição, isso porque adequar as opções de curso de acordo com a nota obtida no ENEM, aumentando assim as chances de garantir a vaga. Mas vale lembrar que é apenas uma ajuda, não da pra saber com certeza.

A mudança de curso só pode ser feita durante o período de inscrição, depois o sistema vai pegar a opção de curso e, caso a nota seja suficiente, você poderá garantir a vaga para o curso.

Saiba mais Informações, acesse: Saiba quais são os cursos disponíveis para o Sisutec

Cursos SISU

Através do SISU é possível fazer excelentes cursos de graduação. São inúmeras opções de cursos de diversas áreas diferentes e em diversas universidades do país.

Muitas universidades inclusive nem fazem mais o processo do vestibular e utilizam apenas o sistema SISU para selecionar os estudantes. Isso mostra que cada vez mais o ENEM está se tornando essencial na vida de quem deseja fazer um curso de graduação.

Os cursos mais procurados pelo SISU são:
• Administração
• Direito
• Pedagogia
• Medicina
• Educação Física
• Engenharia Civil
• Ciências Biológicas
• Enfermagem
• Psicologia
• Ciências Contábeis
• Matemática
• Agronomia
• Química
• Nutrição
• Serviço social
• Medicina veterinária
• Arquitetura e urbanismo
• Geografia
• História
• Física

É claro que esses são apenas alguns dos cursos que são oferecidos no SISU. Para ter acesso a lista completa é preciso acessar o portal oficial http://sisu.mec.gov.br/ e clicar em “Pesquisar Vagas”.

Na janela que abrir você poderá escrever o município, ou a instituição ou o curso que deseja procurar, e assim você vai conferir todas as opções disponíveis para o que você deseja, bem fácil não é mesmo?

Saiba mais Informações, acesse: Sisutec vagas

Lembrando que o período de inscrição começa dia 11 e vai até o dia 14 de janeiro, não perca essa excelente oportunidade de conseguir entrar na universidade, embora sejam bastante vagas, o número de inscritos também é bastante grande e alguns cursos são bastante concorridos, então faça sua inscrição e não deixe essa chance escapar, boa sorte e faça parte do Sistema de seleção unificada.

5 Comentários

  1. ivanete rosa pereira disse:

    curso tecncio

  2. edjane disse:

    GOSTARIA DE SABER SE QUEM NÃO FEZ O ENEM NÃO CONSEGUE VAGA?GOSTARIA DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM??!

  3. lucia craco da silva disse:

    ola posso fazer o curso de enfermagem sem o enem

  4. Tania disse:

    Oi.tem curso de Massoterapia?

  5. Tania disse:

    Tem curso de massoterapia

Comente (será moderado)