Sisutec Manaus 2017: inscrições, vagas e cursos! - Sisutec 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (67.676 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sisutec Manaus 2017: inscrições, vagas e cursos!

Você já ouviu falar no Sisutec? O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica facilita a vida de quem procura por cursos técnicos em todo o país.

Através do Sistema os candidatos conseguem vagas na rede pública, Institutos Federais de Tecnologia, Serviços Nacionais de Aprendizagem e também na rede privada de ensino superior. O Sisutec, gerenciado pelo MEC, propicia a profissionalização e a oportunidade de crescimento no mercado de trabalho para diversos estudantes.

Sisutec Manaus

O Sisutec chama duas vezes ao ano e mais uma lista de espera para vagas de cursos técnicos que são oferecidos por instituições de ensino públicas e privadas.

Durante a inscrição o aluno pode optar por dois cursos. Se chamado na primeira opção não terá chance na segunda. Caso não tenha conseguido vaga no primeiro curso, terá chances na segunda opção. Hoje são mais de 930 instituições que participam do programa com cerca de 80 mil vagas em cursos técnicos em diversas entidades de ensino espalhadas pelo Brasil.

Sisutec Manaus

Sisutec Manaus. Imagem:divulgação

São montadas turmas nas mais diferentes, áreas do mercado: meio ambiente, administração, hotelaria e turismo, gastronomia, comunicação, saúde, moda, tecnologia, eletrônica, estética, entre outros.

As vagas são prioritariamente para alunos que tenham feito o Ensino Médio em escolas públicas ou quando a própria instituição ofereceu bolsa integral para a conclusão dos três anos. Há também cotas, na hora da inscrição o indivíduo preenche sua ficha de acordo com suas necessidades.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 Inscrições

Inscrições Sisutec Manaus

Para fazer a inscrição é preciso acessar o site oficial do MEC, possuir cadastro no Sistema de Segurança Digital – pode ser feito no mesmo site – e o número e senha da inscrição do Enem do último ano, além da nota final do exame. Outros documentos necessários são a identidade, o CPF e também o endereço do candidato. A inscrição é gratuita.

Sisutec Manaus

Sisutec Manaus. Imagem:divulgação

Para este ano ainda não tem um cronograma, porém seguindo pelos anos anteriores, as inscrições começam em junho e julho. A primeira chamada é divulgada em julho, realizando a matrícula e começando as aulas em agosto. Quando encerra as matrículas da primeira chamada sai a lista da segunda.

Aqueles que não conseguiram vagas na segunda chamada ainda tem a opção de tentar uma vaga com remanescentes, é só acessar o site.

Cursos do Sisutec Manaus

O programa oferece uma gama de cursos onde o interessado pode optar por até dois cursos diferentes. A duração média é de dois anos cada. Quem tiver interesse pode analisar quais das opções mais lhe agrada e pensar na inscrição.

Sisutec Manaus

Sisutec Manaus. Imagem:divulgação

É possível optar por: Técnico em Eletrônica; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Mecânicas; Técnico em Informática; Técnico em Informática para Internet; Técnico em Manutenção e Suporte de Informática; Técnico em Rede de Computadores; Técnico em Computação Gráfica; Técnico em Programação de Jogos Digitais; Técnico em Desenho ou Construção Civil; Técnico em Edificações; Técnico em Enfermagem; Técnico em Radiologia; Técnico em Gerência de Saúde; Técnico em Cuidados de Idosos; Técnico em Farmácia; Técnico em Análises Clínicas; Técnico em Nutrição; Técnico em Química; Técnico em Massoterapia; Técnico em Estética; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Logística e Técnico em Meio Ambiente.

Vagas do Sisutec Manaus

Para 2017 a pretensão é ofertar cerca de 300 mil vagas durante o ano entre 600 instituições espalhadas pelo país, com destaque para SESC, SESI, SENAC e SENAI.

Acesse e saiba mais informações: Ciência sem Fronteiras 2017

Requisitos para o Sisutec Manaus

O programa de vagas e destinado preferencialmente para quem for fazer o Enem, além claro, dos outros pré-requisitos.

Sisutec Manaus

Sisutec Manaus. Imagem:divulgação

Só pode fazer inscrições que fez acima de 450 pontos no Exame Nacional, não ter zerado a redação, ter cursado o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral na escola privada. Metade das vagas é reservadas para estudantes com renda mensal de até 1,5 salários mínimos no mês.

Atendimento Sisutec Manaus

Para maiores informações você pode entrar em contato com as instituições de ensino para ver quais disponibilizam vagas pelo Sisutec ou acessar o site do MEC através do link: http://sisutec.mec.gov.br/.

É possível se inscrever em até dois cursos técnicos e aguardar a seleção que é feita de acordo com o desempenho dos candidatos no ENEM.

Acesse e saiba mais informações:

Sisutec 2017 data

O SISUTEC realiza pelo menos um processo seletivo por ano e duas chamadas nele. Esse ano ainda não foram disponibilizadas vagas, mas a expectativa é que isso mude em breve e que no máximo até 2018, novas inscrições sejam abertas. Para participar é fundamental que o candidato fique de olho no site do programa, pois é lá que todas as informações são divulgadas.

Quando há um novo processo seletivo, o site é atualizado com os novos detalhes e com o novo cronograma com todas as datas e prazos.

Sisutec MEC 2017

O Ministério da Educação é o responsável por realizar e disponibilizar o SISUTEC. A disponibilidade de vagas varia de acordo com cada instituição, que manda para o MEC uma relação de todos os cursos disponíveis e a quantia de vagas que podem ser preenchidas.

Sisutec MEC 2017

Sisutec MEC 2017. Imagem:divulgação

Para poder se inscrever o candidato deve ter realizado a última edição do ENEM, não ter zerado a redação e ter obtido uma nota a partir de 450 pontos. Tudo isso te deixará um passo na frente dos demais candidatos.

Sisutec 2018

Em 2018 milhares de novas vagas devem ser disponibilizadas, para que mais brasileiros obtenham conhecimento técnico suficiente para conseguirem uma boa oportunidade no mercado de trabalho. Caso você não seja selecionado nas duas chamadas, ainda pode participar e concorrer às vagas remanescentes.