Vagas Mediotec 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7.899 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Vagas Mediotec 2017

O MédioTec é um sistema que acaba gerando muita controversa pelo Brasil, ainda mais entre os profissionais que estão ligados ao sistema educacional no Brasil. Isso está acontecendo porque muitas pessoas acreditam que o MédioTec está focando no ensino técnico enquanto o jovem está no ensino médio, em vez de colocar esses jovens em contato com a disciplinas como educação física e disciplinas culturais.

O que é o MédioTec?

Os estudantes do ensino médio de escolas públicas, de acordo com o governo federal, vão ter mais oportunidade nesse ano de 2017 de fazer um curso técnico no horário oposto ao que está matriculado no Ensino Médio. Isso porque o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Bolsa-Formação, vai ofertar mais cursos técnicos pelo País.

Serão 82 mil oportunidades em capacitações profissionais de longa duração, com ao menos 800 horas de aula. Esse aumento no programa vai gerar um aumento de pelo menos dez vezes em relação aos cursos que foram oferecidos no ano de 2016, que acabou registrando nove mil jovens matriculados nesse tipo de curso.

O MédioTec tem uma grande relação com isso, já que o Governo Federal tem como intuito dar a chance ao jovem de ter mais poder de escolha em sua formação, podendo excluir em uma altura do curso a sua formação escolar no Ensino Médio e algumas disciplinas e trocar por aulas técnicas em alguma área de formação.

MedioTec: cursos técnicos em conjunto com o Ensino Médio

De acordo com informações oficiais do Ministério da Educação, o MédioTec deve oferecer para os estudantes “ a oferta de cursos técnicos em concomitância ao ensino médio regular para alunos matriculados em escolas públicas”.

Essa ação do MédioTec foi declarada através de um comunicado realizado pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro Mendonça Filho no dia 20 de dezembro de 2016. A intenção inicial do programa MédioTec é que os estudantes da rede pública de ensino, ainda diante do curso técnico e o Ensino Médio, realizam estágios em empresas com carência de profissionais que são especializados no segmento que eles estão estudando.

Acesse e saiba mais informações: MedioTec Inscrições 2017

Como vai funcionar os cursos do MédioTec?

Os cursos ofertados pelo MédioTec devem funcionar através de parcerias com instituições públicas e privadas de ensino médio. As chances no ensino técnico dessa nova ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai levar em conta o mapeamento das demandas do mercado de trabalho e renda.

O intenção dos cursos do MédioTec é realizar um mapeamento das demandas de formação técnica em cada uma das cinco regiões do Brasil, com dados sobre as oportunidades reais de colocação de um jovem no mercado de trabalho, por cidade, e as aptidões formativas necessárias para atendê-las.

Quando começam os cursos do MédioTec?

A previsão de inicio dos cursos do MédioTec é de que os cursos do programa comecem no meio do ano de 2017. Os cursos técnicos do MédioTec devem ter duração de um a dois anos e meio, sendo que terão início em julho de 2017.

Acesse e saiba mais informações: MedioTec: O Novo Pronatec?

Processo seletivo do MédioTec

A objetivo do MédioTec é que os estudantes do ensino médio das redes públicas de educação tenham a chance de saírem da escola não somente com uma formação de Ensino Médio, mas também com uma formação técnica que os coloque diretamente no mercado de trabalho rapidamente.

O processo de seleção do MédioTec, segundo dados do site do Ministério da Educação “ficará a critério das secretarias estaduais, em conformidade com as diretrizes definidas pelo MEC. A ideia é estimular parcerias entre as instituições ofertantes e as empresas da região no sentido de que os estudantes sejam absorvidos na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso”.

O Governo Federal diz que está voltado a capacitar os jovens matriculados no Ensino Médio da rede pública porque é nessa faixa etária que se concentra o maior número de desempregados. Os cursos serão ofertados sempre de acordo com as modalidades que o mercado de trabalho terá maior absorção.

De acordo com o site oficial do programa “Além do MedioTeC, o MEC vai fomentar em 2017 a oferta de cursos de qualificação profissional nas modalidades de formação inicial e continuada, além de garantir a continuidade dos cursos iniciados em anos anteriores. No entanto, o planejamento de novas vagas dependerá da aprovação pelo Congresso Nacional do orçamento de R$ 805 milhões destinado ao Pronatec”.

Para mais informações acesse: http://portal.mec.gov.br.